Ensemble L’Amoureux Empire

Fundado em 2024 pela soprano Raquel Mendes  e a cravista Rafaela Salgado, o Ensemble L’Amoureux Empire pretende dar voz ao talento e criatividade das suas fundadoras, através da interpretação historicamente informada da música dos séculos XVII e XVIII na sua forma mais íntima, reduzida à sua essência primordial: a voz e o baixo contínuo.

O nome “L’Amoureux Empire” evoca o predomínio da paixão e da expressão afetiva que marcam a música barroca, em especial na música vocal em géneros como a ária e o lamento, tão cultivados por compositoras e compositores da época.

Em 2024, o ensemble foi distinguido com o 1º Prémio na categoria de Música Barroca do Prémio Jovens Músicos/Antena 2, o mais prestigiado concurso nacional, afirmando-se como uma das formações emergentes mais promissoras da cena musical portuguesa.

O seu repertório inclui obras de compositoras como Barbara Strozzi e Antonia Bembo, bem como de compositores como Claudio Monteverdi, Girolamo Frescobaldi, Luigi Rossi e Sigismondo d’India, abordando temáticas universais como o amor, a devoção, o sofrimento e a transfiguração espiritual. 

Em 2025, o Ensemble irá gravar o seu primeiro CD dedicado à exploração da intensidade dramática da música do Seicento italiano. 

Para além da sua atividade performativa, o ensemble L’Amoureux Empire procura fomentar a investigação e o diálogo interdisciplinar, estabelecendo pontes entre a musicologia, a interpretação e a criação artística contemporânea.

Combinando rigor estilístico, virtuosismo e uma forte dimensão expressiva, L’Amoureux Empire propõe-se como um projeto artístico de referência no panorama da música antiga em Portugal.