Adriana Ferreira

Adriana Ferreira é actualmente Flautista Principal da Orquestra da Academia Nacional de Santa Cecília, em Roma. Ocupou o mesmo lugar na Orquestra Filarmónica de Roterdão e na Orquestra Nacional de França, em Paris.
Em 2009, aos dezoito anos, obtém o 1º Prémio no Concurso de Interpretação do Estoril – Prémio El Corte-Inglès. No ano seguinte, é distinguida com o 1º Prémio no prestigiado Concurso Internacional de Flauta Carl Nielsen, na Dinamarca.
Em 2013, é laureada no Japão com o 3º Prémio no Concurso Internacional de Kobe e, em 2014, o 1º Prémio e o Prémio Darmstadt no Concurso Internacional Severino Gazzelloni em Itália. No mesmo ano, obtém o 2º Prémio ex-æquo no Concurso Internacional de Genebra, na Suíça.
Apresentou-se em diversos festivais bem como a solo com as orquestras de câmara do Kremlin, de Colónia e de Genebra, Sinfónica de Odense, Orquestra Gulbenkian e Sun Symphony Orchestra de Hanói, entre outras. Colaborou com vários compositores e estreou diversas obras, entre as quais o Concerto para flauta e orquestra de Joaquim dos Santos, a si dedicado.
Colaborou com a Orquestra de Câmara da Europa, Filarmónica da Scala de Milão, Les Dissonances, Orquestra da Rádio Finlandesa, entre outras, tocando regularmente com a Orquestra XXI.
Natural de Cabeceiras de Basto, Adriana Ferreira começou a estudar flauta transversal na Banda Cabeceirense, prosseguindo os seus estudos na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – ARTAVE, na classe de flauta de Joaquina Mota. Como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, integrou a classe de Sophie Cherrier, Vincent Lucas e Pierre Dumail no Conservatório de Paris, onde completou o Mestrado e o 3º Ciclo superior, sob a orientação de Hae-Sun Kang. Estudou ainda com Benoît Fromanger na Hochschule Hanns Eisler de Berlim e é licenciada em Musicologia pela Universidade Paris-Sorbonne (Paris IV).
Em 2015, obteve a Medalha de Mérito Público – Grau Ouro – do Município de Cabeceiras de Basto.

05 Outubro 21h00 – Igreja de São Francisco
MOZART FEST

07 Outubro 21h00 – Teatro Municipal de Bragança
CONCERTO DE ENCERRAMENTO
A GRANDE FANTASIA