José Fangueiro

José Pedro de Sousa Fangueiro é um acordeonista natural de Vila do Conde e tem vindo a desenvolver uma carreira musical diversificada. Explora não só repertório erudito – que vai desde o barroco ao contemporâneo – como também trabalha regularmente em projectos musicais ligados à cultura tradicional portuguesa. É licenciado em Música e mestre em Ensino de Música pela Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), tendo estudado anteriormente no Conservatório de Música do Porto.

Participou em vários cursos e masterclasses com conceituados professores como Claudio Jacomucci, Miloš Milivojević, Friedrich Lips, Veli Kujala, Owen Murray, Vincent Lhermet, Bjarke Mogensen, Gorka Hermosa, Viatcheslav Semionov e Franck Angelis.

Tem-se apresentado a solo e em música de câmara em diversas salas por todo o país, tendo também gravado concertos em directo para a Antena 2. Como músico convidado pela associação FoleFest, estreou obras portuguesas para acordeão e gravou.
Foi laureado com o 1.º Prémio e os Prémios de Melhor Intérprete no Concurso FoleFest (2018 e 2022), 3.º Prémio no Prémio Jovens Músicos (2022), 2.º Prémio no Concurso Internacional de Acordeão de Alcobaça (2016) e o 2.º Prémio no 4.º Concurso de Interpretação Contemporânea. Em música de câmara, recebeu o 1.º Prémio no FoleFest (2019), o 1.º Prémio no Concurso Interno do Conservatório de Música do Porto (2017), o 2.º Prémio no Prémio Jovens Músicos (2021), o 2.º Prémio no Concurso Internacional de Acordeão de Alcobaça (2016), entre outros.

Como membro do Quartz Quintet, participou em residências artísticas promovidas pela Orquestra Filarmónica Portuguesa (2019) e Orquestra Sem Fronteiras (2020-2021). Paralelamente, entre 2020 e 2022, realizou várias residências artísticas como músico solista na Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco.

Actualmente, é docente na Academia de Música Fernandes Fão e na Maestro’s Music School, em Vila do Conde.