Vladislav Lavrik

Trompetista solista, maestro e pedagogo, Vladislav Lavrik ganhou reconhecimento como trompetista virtuoso antes de alcançar reputação internacional como maestro.

Nascido em Zaporizhzhia, Ucrânia, numa família de músicos, Vladislav Lavrik estudou piano e trompete, tendo obtido mestrado em trompete no Conservatório Estatal de Moscovo. Destacando-se tanto no repertório clássico como no jazz, atuou como solista nas principais salas de concerto russas e estreou-se nos EUA aos 22 anos, como solista, interpretando um arranjo de Rhapsody in Blue de Gershwin com a Orquestra Nacional Russa no Paramount Theater de Seattle. Tocou como solista no Concertgebouw de Amesterdão, Filarmonias de Berlim e de Colónia, Elbphilharmonie de Hamburgo, Casino Bern, Salle Pleyel (Paris), Palais des Beaux Arts (Bruxelas), Lincoln Theater (Napa Valley), Theatro Municipal (Rio de Janeiro) e em muitos outros locais na França, Itália, Alemanha, Países Baixos, Suíça, Reino Unido, EUA, Canadá, Brasil, Uruguai, Emirados Árabes Unidos, Coreia do Sul e Coreia do Norte. 

De 2008 a 2022, Lavrik foi Professor de Trompete no Conservatório Estatal de Moscovo. Em 2016 recebeu o Prémio Presidencial Russo para Jovens Artistas, e em 2021 foi nomeado Artista Meritíssimo da Federação Russa. 

Lavrik foi diretor artístico e maestro principal de duas orquestras russas – a Orquestra Sinfónica Filarmónica de Tula e a Orquestra de Câmara Filarmónica de Orenburg – e apresentou-se como maestro convidado e solista com a Orquestra Nacional Russa (realizando digressões pelos EUA e Ásia), Ensemble Orchestral de Bordeaux, Orquestra Filarmónica de Roterdão, Orquestra Sinfónica da Rádio de Frankfurt, Orquestra Internacional Rachmaninoff da Suíça, Orquestra Sinfónica Estatal da Rússia, entre muitas outras.

Tem também uma carreira ativa na ópera, dirigindo obras de Verdi, Puccini, Tchaikovsky, Rachmaninov e Rimsky-Korsakov. Desde que se mudou para Berlim em 2022, os seus compromissos incluem colaborações com a Orquestra Filarmónica de Jena, a Orquestra Internacional Rachmaninoff e uma série de Concertos pela Paz em Berlim.

Lavrik tem estado ativo em projetos musicais para crianças, incluindo programas de musicoterapia para crianças com deficiências nos EUA e Rússia. Colaborou com Chris Brubeck no musical infantil Hermitage Cats Save the Day, apresentado nos EUA (Nova Iorque, Washington D.C., Tuscaloosa, Alabama) e na Rússia (São Petersburgo).

  • 11 OUTUBRO 2025 | Sábado | 21h00
    Teatro Municipal de Bragança
    Orquestra Philharmonia Frankfurt