Tatiana Samouil, belga por adopção e de origem russo-moldava, tem uma carreira versátil: actua como solista com as mais prestigiadas orquestras, participa de festivais como música de câmara por todo o mundo e é uma renomada professora.
Nascida em São Petersburgo, Tatiana iniciou os seus estudos musicais na Moldávia e continuou-os no célebre Conservatório Tchaikovsky de Moscovo. Após obter seu Diploma de Solista com Honra no Conservatório de Moscovo, na classe da professora Maja Glezarova, Tatiana conheceu o lendário violinista Igor Oistrakh e decidiu tornar-se sua aluna no Conservatório Real de Música de Bruxelas.
Vencedora de prémios em sete dos mais famosos concursos internacionais (como o Rainha Elisabete de Bruxelas, Tchaikovsky e Sibelius), é frequentemente convidada para membro do júri em todo o Mundo.
Gravou mais de 20 CDs para a “Sony Classical”, “Onyx”, “Cypres” e “Indesens”, tendo recebido numerosos prémios: “Diapason d’or”, “Choc de Classica”, Prix Caecilia, Jocker de Crescendo, entre outros.
Os seus lançamentos mais recentes incluem a obra completa de música de câmara de Rachmaninov, com Andrey Korobeinikov e Pavel Gomziakov, e “Il Mondo Felice” com sua irmã Anna Samuil, a Orchestre Royal de Mons e Vahan Mardirossian.
Nesta temporada, Tatiana apresenta-se em cidades como Paris, Berlim, Belo Horizonte, Bucareste, Madrid e Hong Kong.
Atualmente, é Professora de Violino no Conservatório Real de Bruxelas e no Centro Superior de Artes Musikene (San Sebastián).
Tatiana toca em um violino Michele Deconet, Veneza 1745.