Criado por iniciativa do violoncelista e maestro Victor Julien-Laferrière, o audacioso projecto denominado Orquestra Consuelo nasceu em 2021. Para o seu nome, a orquestra elege a figura de Consuelo, heroína do romance homónimo de George Sand. É então sob o duplo signo da mais musical das heroínas, descrita pela mais musical das romancistas, que a abordagem artística desta orquestra ganha vida.
Agrupamento de geometria variável de 15 a 50 músicos, a Orquestra Consuelo tem como missão abordar o repertório sinfónico pelo prisma da música de câmara e executá-lo com rigor e paixão. Apresentou concertos nas edições de 2022 e 2023 do famoso festival Folle Journée de Nantes, incluindo dois concertos ao vivo transmitidos pelo canal franco ARTE.
Apresentou-se também no festival Variations Classiques d’Annecy e nos Sommets Musicaux de Gstaad, no Festival de La Roque d’Anthéron, no Halle aux Grains de Toulouse e no festival La Chaise-Dieu. Fechou o ano de 2023 com dois concertos no Théâtre des Champs-Elysée em Paris.
A orquestra iniciou 2024 com um concerto com a pianista ucraniana Anna Fedorova no Auditorium de Vincennes e Prima La Musica! num programa de Tchaikovsky, que voltou a apresentar no festival Folle Journée de Nantes com o pianista Alexander Malofeev. O ano musical da orquestra continuará no Coursive Scène Nationale, em La Rochelle, no Festival Rocamadour e na Ópera de Vichy. Regressará ao festival Chaise-Dieu para a continuação do projecto da integral das Sinfonias de Beethoven e fará a sua estreia em Setembro próximo no 77º Festival de Besançon-Franche-Comté.
Para além da actividade em palco, a Orquestra Consuelo aposta no desenvolvimento de projectos de gravação. Após um primeiro álbum dedicado a Johannes Brahms em 2023, para a editora francesa Mirare, encontra-se de momento a gravar o seu próximo projecto discográfico dedicado à integral das Sinfonias de Beethoven.
A Orquestra Consuelo realiza a sua actividade com o apoio da Caisse des Dépôts, mecenas principal. Recebe também o apoio do seu Círculo de Amigos, do Centre National de la Musique, Fonpeps, Adami e Spedidam.