O violoncelista brasileiro Guilherme Moraes nasceu em São Paulo. Estudou com Vana Bock e Joel Souza, antes de concluir a sua Licenciatura na Universidade Mozarteum de Salzburgo, sob a orientação de Giovanni Gnocchi e Wilfried Tachezi. Actualmente prossegue o Mestrado em Música de Câmara, com Cibrán Sierra Vázquez, juntamente com o Quarteto de Cordas Beija-flor.
Músico multifacetado, Guilherme tem-se apresentado em música de câmara com artistas de renome como Christian Poltéra, Julian Steckel, Lars Anders Tomter, Avri Levitan, Jennifer Stumm, Tai Murray, Liza Ferschtmann e Marianna Shirinyan. Dirigiu vários ensembles e orquestras e participou em masterclasses orientadas por Clemens Hagen, David Waterman, Cuarteto Quiroga, Meta4 e Quarteto Casals.
Guilherme tem sido presença em festivais de prestígio internacional como o Trame Sonore, em Mântua, o Festival de Lucerna, a Accademia Musicale Chigiana e o Schloss Brunegg.
Guilherme é membro fundador do Quarteto de Cordas Beija-flor. Em 2022, o ensemble conquistou o Primeiro Prémio no Gianni Bergamo Award, em Lugano, Suíça. O quarteto integra também o programa Musethica, realizando masterclasses e concertos por toda a Europa, e fez a sua estreia no prestigiado Schleswig-Holstein Musikfestival no Verão de 2025.