António Victorino d’Almeida

Nascido em Lisboa em 1940, António Victorino d’Almeida iniciou os seus estudos musicais com Marina Dewander Gabriel, tendo mais tarde estudado piano com Fernando Leitão, composição com Artur Santos e Joly Braga Santos e História da Música com Maria Augusta Barbosa. 

Terminou o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional com média final de 19 valores, como aluno de Campos Coelho, o que lhe permitiu obter uma bolsa do Instituto da Alta Cultura para prosseguir estudos em Viena de Áustria, onde aperfeiçoou a sua técnica de concertista com Wladislav Kedra e Dieter Weber. 

Dedicou-se ao estudo da composição com Karl Schiske, tendo obtido o diploma final do Curso de Composição com a máxima classificação por distinção e unanimidade, o que lhe garantiu o prémio do Ministério da Cultura da Áustria por ter sido o melhor aluno finalista de cada ano. 

Mais tarde, obteve uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para estudar música contemporânea com o compositor Friedrich Cerha, música electrónica com Dieter Kaufman e direcção de orquestra com o Prof. Koslik. 

Entre 1974 e 1981 foi adido cultural em Viena. 

Foi também membro de júri no Concurso Vianna da Motta (Lisboa) e no Concurso Tchaikovsky (Moscovo). 

Como intérprete, participou em inúmeros concertos, tanto a nível nacional como internacional, tendo sempre sido uma presença constante nos media portugueses como apresentador de programas culturais.

Além de concertista, Victorino d’Almeida é um prolífico criador, sendo, sem dúvida, um dos compositores portugueses que mais obra produziu, abrangendo os mais variados géneros musicais, como a música a solo, para piano e outros instrumentos, música de câmara, sinfónica e coral, incluindo ópera, fado e muita música para cinema e teatro.

  • 4 OUTUBRO 6ª feira 21h00
    TEATRO MUNICIPAL DE BRAGANÇA
    António Victorino d’Almeida