Anna Samuil

Uma das mais requisitadas cantoras das últimas duas décadas, Anna Samuil é soprano solista da Ópera Estatal de Berlim desde 2004. 

A sua fulgurante carreira internacional levou-a rapidamente aos mais importantes palcos mundiais como La Scala em Milão, Metropolitan Opera em Nova Iorque, Óperas Estatais de Munique, Dresden e Hamburgo, Óperas de Valência, Lyon, Tel Aviv e Tóquio, Pittsburgh e Baltimore, e o Grand Théâtre de Luxemburgo. Frequentemente convidada de festivais internacionais, obteve enorme sucesso nos festivais de Salzburgo, Aix-en-Provence e Edimburgo, em Glyndebourne, Verbier e na Arena di Verona, bem como no Maggio Musicale Fiorentino.

Anna Samuil colaborou com maestros de renome como Daniel Barenboim, Zubin Mehta, Neville Marriner, Lorin Maazel, Antonio Pappano, Plácido Domingo, Dmitri Kitayenko, Kent Nagano, Kirill Petrenko, Vladimir Jurowski, Gustavo Dudamel, Andris Nelsons, Massimo Zanetti e Donald Runnicles. Colaborou também com os mais destacados encenadores, como Franco Zeffirelli, Peter Stein e Marthe Keller, entre outros.

Nascida em Perm, Anna Samuil estudou violino e canto no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo. É premiada de grandes concursos internacionais, como o Concurso Tchaikovsky e Concurso Glinka (Rússia), o Concorso Franco Corelli e o Concorso Riccardo Zandonai (Itália), bem como o Concurso Klaudia Taev (Estónia) e o Concurso Neue Stimmen (Alemanha).

Anna Samuil deu concertos e recitais na Royal Opera House Covent Garden, nos BBC Proms, na Deutsche Oper Berlin, no Palais des Beaux-Arts, na Deutsche Oper am Rhein, em Waldbühne, na Philharmonie de Colónia, no Teatro Bolshoi em Moscovo, na Philharmonie am Gasteig, na Konzerthaus Berlin, no Jerusalem Chamber Music Festival e no Rheingau Musik Festival, na Norske Opera em Oslo, nos festivais de Bad Kissingen e Colmar e na Richard Wagner Haus em Bayreuth. Como reconhecimento ao seu excelente desempenho vocal e de atuação, Anna Samuil foi homenageada em 2008 com o prestigiado prémio Daphne do Theater Gemeinde Berlin.

Numerosas gravações documentam as atividades artísticas de Anna Samuil. As edições em CD e DVD incluem Eugene Onegin no Festival de Salzburgo (Deutsche Grammophon), Don Giovanni em Glyndebourne (EMI) e em Israel (Helicon), Das Rheingold e Götterdämmerung no La Scala em Milão (Arthaus), o War Requiem de Britten sob a direção de Sir Neville Marriner e a Nona Sinfonia de Beethoven com a West-Eastern Divan Orchestra sob a direção de Daniel Barenboim (Decca).

  • 1 OUTUBRO 3ª feira 21h00
    TEATRO MUNICIPAL DE BRAGANÇA
    Dia Mundial da Música | Gala “Il Mondo Felice”