David Seixas

O violinista David Seixas é natural de Bragança e iniciou os seus estudos de violino aos onze anos. É licenciado pela Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), onde estudou com o maestro e professor Augusto Trindade.

Desde 2021, reside na Finlândia, onde concluiu o Mestrado em Interpretação – Violino, na prestigiada Academia Sibelius, sob a orientação da solista e professora Sirkka-Liisa Kaakinen.

Foi orientado por violinistas como Augusto Trindade (Orquestra Filarmónica Portuguesa), Anton Sorokow e Sophie Heinrich (Wiener Symphoniker) e Simone Bernardini (Berliner Philharmoniker). Outras influências marcantes no percurso formativo de David incluem: Daniel Rowland, Pedro Meireles, Pekka Kuusisto, Zofia Wóycicka, Sirkka-Liisa Kaakinen, Jean-Jacques Kantorow, Gilles Apap e Jela Spitkova.

Desde 2021, David tem colaborado com várias das principais orquestras finlandesas: Orquestra Filarmónica de Tampere, Orquestra Sinfónica de Lahti, Orquestra de Câmara da Lapónia, Orquestra de Câmara Avanti!, Kymi Sinfonietta e Pori Sinfonietta.

Em 2022 e 2024, foi convidado a colaborar com a Orquestra da Cidade de Joensuu e com a Orquestra de Câmara de Helsínquia como concertino e concertino assistente.

Desde 2018, é membro do Quartz Quintet, agrupamento de música de câmara com um foco especial na música contemporânea.

David conta com o apoio da Oficina dos Violinos – Luthiers (Porto) e da Anna-Maria Moggio Foundation (E.U.A.).

Foi distinguido com diversos prémios nas áreas de interpretação a solo e música de câmara.

O seu CD a solo, Serene Bach, foi lançado em 2021 pela editora americana Centaur Records.