BRAGANÇA  CLASSICFEST  NA  IMPRENSA

15 Outubro 2021 – in ClassiqueNews por Emmanuel Andrieu

«CRITIQUE, concerts: Infatigable et protéiforme, le pianiste portugais Filipe Pinto-Ribeiro vient de prendre la direction artistique d’un nouveau festival de musique. le Bragança ClassicFest! La magnifique ville au riche patrimoine historique est chère au cœur du directeur artistique puisqu’il y a donné de nombreux récitals depuis son adolescence, et la musique y a une place importante, d’autant qu’elle est dotée d’un grand théâtre moderne en plein cœur de ville. Symboliquement, la date d’ouverture du festival était le 1er octobre, date choisie par le violoniste Yehudi Menuhin (en 1975) comme journée internationale de la musique classique. Pour le concert d’ouverture, c’est l’Orchestre de Chambre de Saint-Pétersbourg qui était convié (déjà présent lors du festival dos Capuchos), dans un programme Mozart/Tchaïkovski. (…) LER MAIS»

04 Outubro 2021 – in SIC 

«A primeira edição do ClassicFest decorre em Bragança até 10 de outubro e conta com a participação de vários artistas mundiais. O objetivo é tornar este tipo de música acessível a todos com alguns espetáculos gratuitos. A orquestra de Câmara de São Petersburgo encheu o Teatro Municipal de Bragança nos primeiros dois espetáculos este fim de semana. A ideia é descentralizar e democratizar a cultura ao mais alto nível, colocando Bragança na rota da música erudita.
Ao todo são seis espetáculos a decorrer no Teatro Municipal e em duas igrejas da cidade de Bragança. Os espetáculos do próximo fim de semana vão ser essencialmente dedicados a assinalar o centenário do nascimento do compositor argentino Astor Piazzolla.»

01 Outubro 2021 – in Expresso online 

«A partir de hoje e até dia 10, Bragança acolhe o seu primeiro festival internacional de música clássica. Com programação distribuída por dois fins de semana, o Bragança ClassicFest tem direção artística de Filipe Pinto-Ribeiro e levará música de várias épocas e origens a “monumentos e locais emblemáticos da cidade”. Para o diretor, este é “um  festival de celebração da música e uma porta aberta para habituais e novos públicos, nacionais e internacionais”. (…)»

01 Outubro 2021 – in RTP 3 

Bragança ClassicFest em destaque no canal noticioso RTP3 – Programa 18|20.

 LER MAIS

01 Outubro 2021 – in “Antena 1” por Afonso de Sousa 

«Um “Stradivarios” do século XVIII, uma homenagem a Astor Piazzolla nos 100 anos do seu nascimento, a orquestra de Câmara de São Petersburgo, muitos artistas internacionais e a melhor música clássica de sempre.
São muitos e variados os motivos de interesse para o 1º Bragança ClassicFest. O festival internacional de música erudita começa hoje e estende-se até ao próximo fim-de-semana, como conta o jornalista da Antena 1 Afonso de Sousa. (…)» LER MAIS

30 Setembro 2021 – in “Rádio Renascença” por Maria João Costa

«Celebrar o Dia Mundial da Música a ouvir música é a proposta do novo festival que acaba de nascer em Bragança. O Bragança ClassicFest decorre até ao próximo dia 10 de outubro e pretende colocar a região “na rota da música erudita” e atrair público para a música clássica.
Com direção artística do pianista Filipe-Pinto Ribeiro, o festival abre com a Orquestra de Câmara de São Petersburgo.
Este festival internacional abre com um concerto gratuito, no dia 1 de outubro às 21h00 que vai juntar no Teatro Municipal de Bragança, a Orquestra de Câmara de São Petersburgo e Filipe Pinto-Ribeiro (…).
A orquestra que viaja da Rússia, irá também subir ao palco do Teatro de Bragança, no dia seguinte, a 2 de outubro (…) a orquestra será acompanhada pela violinista Diana Tishchenko.
Em entrevista ao programa Ensaio Geral da Renascença, João Cristiano Cunha, diretor do Teatro Municipal de Bragança explica que é a oportunidade, não só de ouvir um grande clássico, mas também de ver uma “Rising Star” como a interprete Diana Tischenko. (…)» LER MAIS

30 Setembro 2021 – in “Visão”

«O festival Bragança ClassicFest começa sexta-feira com a Orquestra de Câmara de São Petersburgo, sob a direção do maestro Juri Gilbo. 
O festival, sob a direção musical de Filipe Pinto-Ribeiro, insere-se numa vontade de “descentralização cultural”, explicou à agência Lusa o pianista.
Pinto-Ribeiro é solista no concerto de abertura, no Teatro Municipal, em que serão tocadas obras de Carlos Seixas, Mozart e Tchaikovsky.
Esta é, realça em comunicado Pinto-Ribeiro, a primeira vez que se organiza um festival de música clássica em Bragança, com intérpretes de “renome”. (…)» LER MAIS

28 Setembro 2021 – in “ClassiqueNews”

«BRAGANCA, 1er Festival Internacional de Música
Le Festival Internacional de Música BRAGANÇA CLASSICFEST se déroule cette année pour sa première édition, du 1er au 10 octobre 2021, dans la magnifique ville de Bragança, au nord du Portugal, près de la frontière avec l’Espagne… Le Théâtre Municipal où se déroule la majorité des concerts fait partie du très riche patrimoine architectural de la cité historique. Au programme, éclectisme et excellence artistique, (…) et bien sûr le pianiste et directeur artistique du Festival Filipe PINTO-RIBEIRO jouant les œuvres de Piazzolla (son opéra tango « Maria de Buenos Aires » pour son centenaire), Mozart, Schubert, Dvorák, Vivaldi (les 4 Saisons), Bach, Ysaye… Le Festival alterne concerts symphoniques, lyriques, programmes de musique de chambre. (…)» LER MAIS

15 Setembro 2021 – in “Crónica de Salamanca”

«Bragança acoge del 1 al 10 de octubre un desafío cultural de excelencia: el de diseñar y organizar un festival internacional de música clásica. Es de este desafío, que tendrá lugar, en los dos primeros fines de semana en octubre, el 1er Festival Internacional de Música Bragança ClassicFest.
Un proyecto que pretende continuar en el tiempo y espacio, con el objetivo de experiencia de la música clásica en el patrimonio único del territorio de Bragança.
Con la dirección artística de Filipe Pinto-Ribeiro, el evento traerá nombres ilustres a Bragança de música clásica nacional e internacional, (…), en lugares y espacios singulares, como el Teatro Municipal de Bragança, la Iglesia de la Sé o la Iglesia de Santa María, en medio de la Ciudadela.» LER MAIS

10 Setembro 2021 – in “Observador”

«Os dois primeiros fins de semana de outubro vão transformar Bragança num palco da música erudita com um festival que quer chegar “a todos”, com espetáculos ao nível dos de Berlim ou Nova Iorque, divulgou, esta quinta-feira, a organização.
Pela primeira vez, a cidade portuguesa mais longe da capital do país receberá seis concertos divididos por dois fins de semana, com nomes da música erudita portuguesa e estrangeira, de dimensão internacional, metade dos quais gratuitos e, a outra metade, a sete euros o bilhete, com descontos.(…)» LER MAIS

09 Setembro 2021 – in RTP

«Bragança oferece música clássica que enche salas num festival para todos.

Os dois primeiros fins de semana de outubro vão transformar Bragança num palco da música erudita com um festival que quer chegar “a todos”, com espetáculos ao nível dos de Berlim ou Nova Iorque, divulgou hoje a organização. (…)»

09 Setembro 2021 – in Facebook Câmara Municipal de Bragança

«Primeiro Festival Internacional de Música “Bragança ClassicFest”.

Bragança abraça, de 1 a 10 de outubro, um desafio cultural de excelência: o de conceber e organizar um festival internacional de música erudita  na capital do distrito.

É a partir deste repto que vai decorrer, nos dois primeiros fins de semana do mês de outubro, o 1º Festival Internacional de Música “Bragança ClassicFest”, que levará ilustres nomes da música erudita nacional e internacional a monumentos e locais emblemáticos da cidade de Bragança (…)»