Foto: Marcelo Albuquerque

Nuno Inácio

Nuno Inácio é um dos mais reputados flautistas portugueses. Diplomado pela Escola Superior de Música de Lisboa, estudou depois durante dois anos em Inglaterra, como aluno do conceituado pedagogo Trevor Wye. Foi 1º Prémio e Jovem Músico do Ano do Prémio Jovens Músicos.
É desde 2005 1º Solo-Flautista da Orquestra Metropolitana de Lisboa, tendo o seu percurso profissional passado, antes disso, pela Orquestra Câmara de Cascais e Oeiras e pela Orquestra Gulbenkian.
Apresenta-se regularmente como solista, seja em ensembles de câmara, seja com orquestra e já estreou obras de Sérgio Azevedo, Eduardo Patriarca e Fernando Lobo.
Actuou como músico convidado com o Moscow Piano Quartet, o Ensemble Darcos e o Ensemble Mediterrain, apresentando-se ainda em duo com os pianistas Alexei Eremine, Paulo Pacheco e o cravista Marcos Magalhães.
Mestre pela Universidade Nova de Lisboa e doutorando em Artes Musicais na mesma Universidade, Nuno Inácio é Professor na Academia Nacional Superior de Orquestra (Flauta) e na Escola Superior de Música Lisboa (Música de Câmara).