Mario Hossen

Mario Hossen é um músico austro-búlgaro aclamado internacionalmente, considerado um dos principais intérpretes da música de Paganini. Como solista, Hossen tocou com orquestras de renome, como a Filarmónica de Londres, a Sinfónica de Viena, a Orquestra della Scala di Milano, entre muitas outras.
Elogiado pelo seu incrível virtuosismo e presença carismática em palco, Hossen toca um repertório que vai do Renascimento à música clássica e estende-se pelas obras contemporâneas e pelo jazz.
Recebeu vários prémios de prestígio, entre eles o Prémio Cidade de Sófia, Músico do Ano. O mais antigo festival de música da Bulgária, o “Festival Internacional de Varna” (1926), sob a sua direcção artística, foi premiado pela Associação Europeia de Festivais.
Os seus esforços musicológicos e artísticos estão focados, entre outros temas, na pesquisa de fontes sobre Paganini. Hossen editou a obra completa de Paganini para violino solo e para violino com orquestra, que está disponível como edição histórico-crítica pela editora austríaca Doblinger.
Gravou vários álbuns aclamados com a estreia mundial das peças mais famosas de Paganini na sua versão original, editadas pela principal editora italiana de CDs “Dynamic”.
Os seus lançamentos mais recentes incluem as sonatas para violino e piano de Beethoven, os concertos para violino de Paganini e Bruch e as sonatas para violino e cravo de Bach, gravadas em conjunto com Barbareschi.
Como maestro solista, dirige a Orquestra de Câmara de Viena na temporada de concertos “Concert Spirituel”, em Viena.
Hossen toca num violino construído por G.B. Guadagnini (1749), cedido para o seu uso exclusivo pelo Banco Nacional da Áustria.

30 Setembro 21h00 – Teatro Municipal de Bragança
CONCERTO ABERTURA – ORQUESTRA de VIENA

01 Outubro 21h00 – Teatro Municipal de Bragança
Dia Mundial da Música  VIENA CLÁSSICA

02 Outubro 17h00 – Sé Velha de Bragança
MOZART & PAGANINI