Kyril Zlotnikov

Natural de Minsk (Bielorússia), Kyril Zlotnikov emigrou com a família para Israel, ali prosseguindo e concluindo os seus estudos musicais. Integra o prestigiado Jerusalem String Quartet desde a sua fundação, em 1996, agrupamento com o qual desenvolve uma intensa actividade concertística por temporadas e festivais no mundo inteiro.
Tocou como solista com grandes orquestras, como a Filarmónica de Israel, as Sinfónicas de Jerusalém e de Ludwigsburg, a Orquestra Gulbenkian, a West-Eastern Divan Orchestra, a Jerusalem Camerata, em colaboração com maestros aclamados, como Daniel Barenboim, Zubin Mehta, Pierre Boulez, Lawrence Foster, Asher Fish e Simone Young.
Kyril Zlotnikov foi durante vários anos violoncelo principal na West-Eastern Divan Orchestra, sob a direcção do maestro Daniel Barenboim. Participou também em projectos especiais e digressões com a orquestra Staatskapelle de Berlim, como violoncelo principal.
Além da discografia enquanto membro do Quarteto de Jerusalém, Zlotnikov gravou para a EMI a integral dos trios com piano de Mozart, com Nikolaj Znaider e Daniel Barenboim (2006).
Kyril Zlotnikov toca um violoncelo do ‘luthier’ italiano G. B. Ruggieri, de 1710, por cedência de um coleccionador privado.