Foto: Kirsten van Santen

João Álvares Abreu

Nascido no Porto em 2000, João Álvares Abreu iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos. Ao longo de seis anos, frequentou a ARTAVE e prosseguiu estudos no Conservatorium van Amsterdam, sob orientação de Nobuko Imai e Francien Schatborn, obtendo o grau de licenciado em Junho de 2022.
Durante o seu percurso, foi distinguido com diversos prémios e participou em masterclasses orientadas por eminentes pedagogos, como Tatjana Masurenko, Veronika Hagen, Máté Szücs e Miguel da Silva.
No plano orquestral, João é actualmente membro da Orquestra de Jovens da União Europeia. Foi também membro, como chefe de naipe, da Jovem Orquestra Portuguesa (JOP), Jovem Orquestra da Eslováquia, Jovem Orquestra Nacional de Espanha e da Holanda.
Profissionalmente, é músico da Orquestra de Câmara Portuguesa e do ensemble Os Músicos do Tejo. Nos Países Baixos, colabora regularmente com a Netherlands Radio Philharmonic Orchestra.
É membro fundador do Mankes Piano Quartet e é diretor artístico do CIMS – Cidnay International Masterclass Series – Festival & Academy.
A partir de Setembro de 2022, frequentará o Mestrado na Haute École de Musique de Genève, sob orientação do Professor Máté Szücs, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

08 Outubro 17h00 – Igreja de São Francisco
JUVENTUS ENSEMBLE